Share |

Duna Beach, Meia Praia, Tivoli, Banco Espírito Santo

Acesso à ria de Alvor bloqueado há pelo menos três anos...

No dia 11 de agosto de 2011, o Região Sul online publicou um artigo sobre a apropriação de espaços públicos (http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=118910). Três anos depois a situação mantém-se.

 

Se consultarmos o Google Maps e aí procurarmos pelo restaurante e bar Duna Beach, propriedade do grupo Tivoli Hotels & Resorts que é por sua vez propriedade do Banco Espírito Santo (BES), ou Novo Banco ou Banco Mau, damos de caras com imagens do referido estabelecimento. Imagens antigas pois ainda se veem dois campos de ténis entretanto removidos.

 

Nessas imagens de satélite podemos ver a estrutura de apoio ao fortalecimento do sistema dunar da responsabilidade do Ministério do Ambiente da altura. Ora, o que o Bloco de Esquerda (BE) de Lagos mais uma vez denuncia é a vedação colocada posteriormente, por alguém que não o Ministério do Ambiente, que impede a passagem dos cidadãos pelo areal à frente da piscina do Duna Beach, conforme se pode atestar por fotografia tirada neste mês de agosto. Essa extensão de areal é pública ou privada?

 

Outra situação denunciada pelo BE de Lagos foi a «expropriação» do domínio público de uma estrada/caminho de acesso entre a Meia Praia/ria de Alvor/praia de Odiáxere. Essa via pertence agora ao Onyria Palmares Beach & Golf Resort depois de sua expansão colossal sob a proteção de Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN). O referido acesso continua bloqueada por pedras enormes, conforme fotografia tirada também neste mês de agosto. Onde está o acesso requalificado e limitado ao trânsito de peões e bicicletas referido no artigo do Barlavento online (http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=45332) de 26 de outubro de 2010? Artigo esse que resultou de moção apresentada pela Coligação Democrática Unitária (CDU) em Assembleia Municipal de Lagos e de questões colocadas pelo antigo presidente da Junta de Freguesia de Odiáxere também em sede de Assembleia Municipal. Neste caso, pode-se dizer que houve um juntar de forças em prol do espaço público.